No Que Investir Mais: Propaganda ou Conteúdo?

Redação
em 22/10/2018

Para responder essa pergunta, precisamos falar da regra dos 80/20. Bora lá!

Imagine a televisão invertendo a lógica da programação: você passa 80% do tempo assistindo propagandas e todo tipo de comercial possível, e só 20% curtindo um filme, aquele programa que você ama ou a sua novela favorita. Legal, né? JAMAIS.

Já deu mais ou menos para entender como funciona essa tal regra do 80/20, né? Nas redes sociais ela tem a mesma função. Quando pensamos em criação de conteúdo, indiscutivelmente, estamos falando de interesse.

VOLTANDO 100 ANOS ATRÁS:

Pode ter certeza que essa dica não foi inventada pelo Facebook, nem por usuários do Instagram e LinkedIn.
Não, eles não inventaram a roda.

A regra do 80/20 é muito mais antiga e faz sentido até hoje. Veja bem: em 1897, um italiano espertão chamado Vilfredo Pareto (economista, cientista político e sociólogo), observou que só 20% das vagens plantadas em seu jardim, continham 80% das ervilhas saudáveis. Aprimorando o pensamento a partir dessa observação, logo ele chegou em uma nova coincidente conclusão: dos 80% das terras italianas, somente 20% pertenciam a população. Mas o negócio foi além: durante suas pesquisas, ele também descobriu que 80% da produção das indústrias, normalmente 20% vinham das empresas.

AVANÇANDO UM POUCO NO TEMPO:

A partir do pensamento do Gestor de Qualidade, Joseph Moses Juran, encontramos um padrão semelhante de Pareto na distribuição dos tipos de defeitos e problemas de qualidade de uma peça, concluindo que 80% deles são causados por 20% dos tipos de defeitos.

Da relação entre essas duas pesquisas, foi formalizado o conceito de Pareto, também conhecido como a regra do 80/20 – que afirma, de modo geral, que 80% dos resultados vem de 20% ações realizadas.

AGORA VOLTA PRA 2018, POR GENTILEZA:

Lá vão alguns exemplos pra observar nos dias atuais:

- 20% da sua casa, é onde você fica 80% do seu tempo
- 20% dos clientes, criam 80% da receita de uma empresa
- 20% dos seus aplicativos são responsáveis por 80% do seu tempo no smartphone
- 20% do seu tempo é responsável por 80% das atividades mais importantes

RESUMO PRA MELHORAR SEU DESEMPENHO NAS REDES SOCIAIS:

Todos esses exemplos de contexto servem para que a gente possa equilibrar nosso tempo gasto de acordo com as ações que queremos desenvolver. O público internauta não está interessado em propaganda ou em posts do tipo “eu me amo”. O conteúdo criado deve ser elaborado conforme o interesse de quem gera audiência para a sua marca. Por isso é tão importante focar num conteúdo para o leitor, algum conteúdo que atribua valor na vida dele, que dialogue de maneira autêntica e original.

Saiba quem é esse público e observe quais conteúdos ele está mais propenso a interagir. Daí a importância de ter uma agência auxiliando nas pesquisas, desenvolvimento e aplicações estratégicas na sua comunicação. Daí a importância de uma MAISQ na sua vida.

Se você tem alguma dificuldade em criar, elaborar e pensar frequentemente em conteúdos, chama a gente! Vamos trocar uma ideia e achar uma solução rapidinho.

Lembre-se, 20% é propaganda, pois sim, mostrar seu produto é importante. Mas 80% do tempo consumido na frente da tela pelo público é destinado à informação e entretenimento.

Compartilhar artigo